sábado, 15 de janeiro de 2011

E agora Digital ou Analógico ?

Primeiramente gostaria agradecer ao Rodrigo por me proporcionar compartilhar com os amigos minhas poucas experiências neste fascinante mundo dos autoramas.

A idéia de ter um BLOG foi simultânea em nós dois, e vamos juntar nossas experiências para dar aos mais novos a ajuda que nós nunca tivemos em nosso começo neste mundo "secreto".

Bem parece uma dúvida simples, mas escolher entre um autorama digital ou analógico não é tão simples assim. Eu mesmo já perdi muito dinheiro e tempo enquanto decidia qual comprar e qual se adequava melhor as minhas exigências e por isso quero dividir com os colegas que também estão começando agora no mundo "Secreto" do autorama.

Embora os autoramas digitais possuam recursos que possibilitem a utilização por mais de um carro na mesma fenda, acessórios eletrônicos mais interessantes (Cronometro, Conta Voltas e Pit Box), algumas limitações nos fazem refletir sobre se realmente vale a pena tê-los.

Algumas limitações que elenco nos autoramas digitais :
1) Só o meu roda aqui - Em uma pista digital seja qual for a marca só rodam carros digitais da mesma marca. Ou seja um carro analógico SCX não roda em uma pista Ninco Digital e o pior, também não roda em uma pista SCX Digital ... Isso limita muito a coleção de quem optar em ter apenas um autorama digital. A Carrera inovou neste ponto criando um carro hibrido, que roda tanto nas pista digitais como analógicas da própria Carrera, mas ainda não roda em outras pistas analógicas, pelo menos não fiquei sabendo disso.
2) Alto Custo - Sim para quem não nasceu filho do Silvio Santos (agora nem tanto ...) o custo é um fator bastante importante, no geral um pista digital custa em média o dobro de uma pista analógica. Além disso os carros custam em média 50% a mais. Um bom carro analógico você pode adquirir por R$ 120,00 à R$ 140,00 um digital não sai por menos de R$ 160,00 podendo alguns chegar até morbidos R$ 200,00.
3) Performance - Para quem gosta muito de performance os carros digitais não são um primor. E eu diria que nem compensaria mexer neles pois mudaria muito pouca coisa. As pistas analógicas neste caso oferecem mais chance de acerto de carro.

Mas apesar destes pontos o Autorama Digital é muito legal, eu já tive um Ninco e hoje possuo um SCX. E para completar minha felicidade acabei de adquirir um C4 analógico da SCX para poder rodar carros de outras marcas e poder expandir minha coleção de carros.

No próximo post farei um comparativo entre os autoramas digitais da Ninco Digital versus SCX Digital. Dúvida é só postar nos comentários.

Até a próxima e boas corridas

Tiago Manso